Inspiração para visitar Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu

Centenário de Foz do Iguaçu

Em 2014, Foz do Iguaçu irá comemorar o centenário do município, que foi criado sob o nome de “Vila Iguassu”, em 1914. A cidade é uma ex-Colônia Militar, cuja história começa ainda em 1542, quando o explorador Cabeza de Vaca relatou o descobrimento das Cataratas do Iguaçu, e que se transformou diversas vezes durante os cem anos de sua emancipação, de um pequeno distrito no extremo-oeste do Paraná, para um dos grandes destinos turísticos do Mundo.

Esta história está sendo remontada através de um projeto colaborativo chamado 100 anos de Foz, que pretende reunir as histórias de quem vive ou viveu na cidade, por acreditar que Foz do Iguaçu foi construída através do esforço de cada um dos seus moradores, que superaram as adversidades dos seus tempos.

A comemoração do Centenário de Foz do Iguaçu parece ser a oportunidade de uma recontextualização do sentimento de pertencimento da população, e de valorização da cidade, de suas belezas, e suas oportunidades. Um momento histórico que não permitirá um pensamento de conformismo, mas sim que desafiará na construção de novos tempos.