Inspiração para visitar Foz do Iguaçu.

Informações Turísticas

Foz do Iguaçu de A a Z

Curiosidades, histórias, dicas e informações sobre Foz do Iguaçu, seus principais pontos turísticos e serviços, organizados e resumidos em uma lista que está em constante atualização. Saiba mais sobre Foz do Iguaçu, de A a Z.

 

Aeroporto Cataratas do Iguaçu (IGU) — É o Aeroporto de Foz do Iguaçu e está localizado próximo às Cataratas do Iguaçu, a 13 km do Centro da cidade. Atualmente, encontra-se em reforma e opera com 4 companhias aéreas, sendo elas Azul, Gol, LAN e Tam. O telefone de atendimento é (45) 3521-4839.

Albergues — Lista de Albergues

Avenida Brasil — É a principal avenida comercial do centro de Foz do Iguaçu, caracterizada pelo asfalto de coloração peculiar após a última grande reforma. Na avenida existem hotéis, restaurantes, bancos, serviços públicos, lojas e escritórios comerciais.

Atendimento ao Turista/Teletur — Além dos postos de atendimento ao turista em alguns pontos da cidade, o município fornece atendimento telefônico pelo número 0800-45-1516.

Batalhão do Exército Brasileiro — O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado fica localizado no Centro de Foz do Iguaçu, em uma das pontas da Avenida Brasil e é um ponto histórico da cidade.

Beira Foz — É um projeto de revitalização e desenvolvimento da região próxima ao rio Paraná, que pretende aproveitar o potencial turístico, econômico e social da margem do rio. Atualmente, o projeto encontra-se em estudo.

BR-277 — É a principal rodovia federal que corta o estado do Paraná, interligando o Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, à Ponte da Amizade. Tem uma extensão de 730 km, com duplicação em parte da extensão, e, atualmente é pedagiada.

Campings — Lista de Campings

Cataratas do Iguaçu — Principal ponto turístico da cidade de Foz do Iguaçu. Atribui-se a sua descoberta, em 1542, ao espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, o primeiro europeu que chegou às Cataratas, e que foram batizadas por ele como Salto de Santa Maria.

Centenário de Foz do Iguaçu — No dia 10 de junho de 2014, a cidade de Foz do Iguaçu completou 100 anos. Embora os primeiros registros da região datem de 1542, com o descobrimento das Cataratas do Iguaçu, somente em 1889 foi fundada a Colônia Militar que em 1914 tornou-se o município de Vila Iguaçu. Acesse a Linha do Tempo da história de Foz do Iguaçu.

Ciudad del Este — Com aproximadamente 380 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Paraguai, e fica no leste, a cerca de 320 km da capital do país, fazendo fronteira com Foz do Iguaçu. É bastante conhecida pelo turismo de compras, mas também possui outros atrativos turísticos e culturais.

Ecomuseu — É o único museu estruturado como tal na cidade de Foz do Iguaçu, com uma exposição fixa, que retrata a história da Usina de Itaipu, e parte da história social e ecológica da região.

Espaço das Américas — Inaugurado em 1997, é um espaço de eventos construído no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, próximo ao Marco das 3 Fronteiras. Infelizmente, o local público, hoje encontra-se depredado e em desuso.

Foz do Iguaçu — Fundada em 1914, é hoje a 7ª cidade do estado do Paraná com aproximadamente 260 mil habitantes, e está localizada no extremo oeste do estado a cerca de 640km da capital, fazendo fronteira com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). É um dos principais destinos turísticos do Brasil, e, em 2013, mais de 1.5 milhão de turistas passaram pela cidade.

Hidrelétrica de Itaipu — Ver Usina Hidrelétrica de Itaipu

Hotéis — O parque hoteleiro de Foz do Iguaçu é um dos maiores do Brasil, com mais de 110 hotéis, e continua se desenvolvendo. Acesse a lista de Hotéis

Hostels — Ver Pousadas ou acesse a lista de Hostels/Pousadas

Itaipu — Ver Usina Hidrelétrica de Itaipu

Ipê-Roxo — A árvore de Ipê-Roxo é um dos símbolos do município de Foz do Iguaçu, conforme a Lei nº 1889 de 18/09/1994, e está presente na arborização de algumas partes da cidade. É bastante característica pelas belas flores que surgem uma vez ao ano e que duram poucos dias.

Jogos Mundiais da Natureza — Realizado em 1997, foi um evento de esportes naturais realizado uma única vez, em Foz do Iguaçu e na região Oeste do Paraná.

Lago de Itaipu — É o lago artificial, formado no rio Paraná, em 1982, após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, fazendo fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Marco das 3 Fronteiras — Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras que hoje tem um caráter turístico, serviu como marcação da delimitação dos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.

Parque das Aves — Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, é um dos maiores parques de aves da América Latina, que além da exibição dos exemplares, também desenvolve projetos de conservação e procriação de algumas espécies É uma oportunidade de contato com aves de diversas regiões do Mundo.

Parque Nacional do Iguaçu — Criado em 1939 é uma unidade de conservação ambiental brasileira e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Abriga uma porção de Mata Atlântica e as Cataratas do Iguaçu.

Pirá de Foz — Oficialmente é o prato típico de Foz do Iguaçu à base de peixe ao molho de gengibre, entretanto, não é facilmente encontrado nos restaurantes da cidade.

Ponte da Amizade — A Ponte Internacional da Amizade, começou a ser construída em 1959, e liga as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). Acredita-se que cerca de 30 mil pessoas cruzem a ponte diariamente.

Ponte da Fraternidade — Liga as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina), tem como nome oficial Ponte Tancredo Neves, e começou a ser construída em 1982.

Pousadas — Lista de Pousadas

Praia Artificial de Itaipu — A formação do Lago de Itaipu permitiu a criação de terminais turísticos em várias cidades da região, como opção de lazer para os moradores, e um atrativo de grande beleza para quem desejar conhecer o lago.

Prefeitura Municipal — Atualmente, está localizada no Centro de Foz do Iguaçu, próximo ao marco zero da cidade. O atendimento pode ser feito pelo telefone (45) 2105-1000, ou acesse o site oficial.

Puerto Iguazú — É a cidade argentina que faz fronteira com Foz do Iguaçu, com aproximadamente 80 mil habitantes, e uma economia voltada para o turismo, tendo foco no comércio e a hotelaria. A cidade possui também vários atrativos turísticos.

Quati — É um mamífero bastante curioso encontrado nas trilhas de acesso às Cataratas do Iguaçu. Embora pareça inofensivo pode se tornar agressivo, e não deve ser incomodado, lembre-se que o turista é o visitante na casa deles.

Resorts — Lista de Resorts

Rio Paraná — É um dos maiores rios do mundo, cruzando o sudeste e sul do Brasil, e determinando a fronteira com o Paraguai.

Rio Iguaçu — É o maior rio do estado do Paraná, nascendo no leste, próximo à capital, e cruzando até o extremo oeste, onde a sua foz desagua no rio Paraná, quilômetros depois das Cataratas do Iguaçu, e dando nome à cidade de Foz do Iguaçu. Iguaçu vêm do guarani, e significa, água-rio grande.

Rodoviária de Foz do Iguaçu — Localizada próxima ao Centro, a Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu possui linhas nacionais e internacionais, com a operação de cerca de 15 empresas de ônibus, entre elas, Catarinense, Pluma e Unesul. O telefone de atendimento é (45) 3522-2590.

Secretaria Municipal de Turismo — É o órgão do governo municipal responsável pela gestão do turismo em Foz do Iguaçu.

Taxis — Foz do Iguaçu possui uma frota de 377 taxis, mais informações sobre transportes em Foz.

Templo Budista — Usualmente é um ambiente calmo, que permite um momento mais introspectivo da viagem à Foz do Iguaçu. Além do templo, os jardins com mais de 100 estátuas completam o passeio.

Transporte Coletivo — É realizado através de ônibus regulares, com linhas dentro da cidade, além de linhas internacionais para Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Para saber como utilizar o transporte público, acesse a tabela Que linha utilizar, e as informações detalhadas de cada linha. Como referência, o Terminal de Transporte Urbano (TTU) fica no centro da cidade, próximo à Avenida Brasil.

Usina Hidrelétrica de Itaipu — Construída entre 1975 e 1982, na fronteira entre Brasil e Paraguai, já foi a maior usina hidrelétrica do mundo, e continua sendo a primeira em geração de energia. Uma obra binacional de grande magnitude, que hoje também é um dos principais atrativos turísticos da cidade, com diversos passeios.