Inspiração para visitar Foz do Iguaçu.

Pontos Turísticos

Compras no Paraguai

Dicas e informações

Quem nunca ouviu sobre as famosas “compras no Paraguai”, principalmente durante os anos 80 e 90? Hoje a realidade local é outra, mas fazer compras em Ciudad del Este (Paraguai) continua sendo tão entusiasmante quanto antes. Com centenas de lojas, milhares de produtos e muitos compradores que cruzam a Ponte da Amizade todos os dias.

Assim como os outros tradicionais passeios de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, fazer compras em Ciudad del Este também é grande, com shoppings de lojas especializadas que vão desde roupas, perfumes e brinquedos, até eletrônicos e produtos de informática, e preços abaixo dos praticados no Brasil (na maioria das vezes). Comprar no Paraguai é uma experiência, que faz parte de visitar Foz do Iguaçu.

Ciudad del Este, tem inúmeras oportunidades para quem quer fazer compras no Paraguai.


(Fotos da Ponte da Amizade antes da reforma de 2015.)

Ao planejar a sua viagem, é interessante saber que existem sites que disponibilizam informações e contatos de lojas, para uma pesquisa prévia de informações, mas lembre-se que os preços mudam conforme as condições do mercado e da cotação do Dólar.

O importante é ter paciência, e acompanhar o seu agente de viagem ou guia turístico, que poderá informar como aproveitar melhor o passeio, além de indicar lojas de confiança.

Como é o passeio

O acesso até Ciudad del Este acontece através da Ponte Internacional da Amizade, que cruza o rio Paraná, e pode ser atravessada a pé, de carro, moto-táxi, transporte turístico ou transporte público. As principais lojas se concentram nas ruas próximas, logo após a Aduana do Paraguai, e são mais facilmente acessadas com uma caminhada.

A maioria das empresas aceitam pagamentos em Real e Dólar, lembrando que os preços são geralmente calculados pela cotação do Paraguai. O retorno acontece novamente pela Ponte da Amizade, chegando à Aduana do Brasil, onde as compras deverão ser regularizadas.


(Foto da Ponte da Amizade antes da reforma de 2015.)

Black Friday no Paraguai

O evento de compras, Black Friday CDE, aconteceu pela primeira vez em 2012 com a participação de mais de 600 lojas, que durante 4 dias ofereceram descontos especiais para a ocasião. Vale acompanhar as notícias da região para saber mais sobre eventos de descontos como a Black Friday.

Tarifas e Horários

Não existe tarifa de entrada em Ciudad del Este (Paraguai), mas existem impostos sobre as compras no retorno ao Brasil, na aduana brasileira. A cota para quem está retornando ao Brasil via terrestre é de US$ 300,00 por pessoa (mais informações sobre as cotas). Tradicionalmente, as lojas funcionam em sua maioria de Segunda à Sábado, das 6h às 16h. Porém, diversas lojas e shoppings já praticam horários diferenciados.

Atualizado em 22 de julho de 2014, a cota de importação será mantida em US$ 300 por tempo indeterminado (mais informações).

Lembre-se

– Você está indo para outro país
– Regularize sempre seus produtos na aduana brasileira, logo após a Ponte da Amizade
– Leve seus documentos pessoais para a entrada e saída do Paraguai
– Existem empresas que oferecem serviços de guia turístico e transporte para auxiliar nas compras
– Confira suas compras ainda no balcão da loja, junto com o vendedor
– Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada
– O passeio dura em média de 2 a 5 horas, podendo se estender

Pin It on Pinterest