Inspiração para visitar Foz do Iguaçu.

Pontos Turísticos

Compras no Paraguai

Dicas e informações

Ciudad del Este, tem inúmeras oportunidades para quem quer fazer compras no Paraguai.

Quem nunca ouviu sobre as famosas “compras no Paraguai”, principalmente durante os anos 80 e 90? Hoje a realidade local é outra, mas fazer compras em Ciudad del Este (Paraguai) continua sendo tão entusiasmante quanto antes. Com centenas de lojas, milhares de produtos e muitos compradores que cruzam a Ponte da Amizade todos os dias.

Assim como os outros tradicionais passeios de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, fazer compras em Ciudad del Este também é grande, com shoppings de lojas especializadas que vão desde roupas, perfumes e brinquedos, até eletrônicos e produtos de informática, e preços abaixo dos praticados no Brasil (na maioria das vezes). Comprar no Paraguai é uma experiência, que faz parte de visitar Foz do Iguaçu.

Ao planejar a sua viagem, é interessante saber que existem sites que disponibilizam informações e contatos de lojas, para uma pesquisa prévia de informações, mas lembre-se que os preços mudam conforme as condições do mercado e da cotação do Dólar.

O importante é ter paciência, e acompanhar o seu agente de viagem ou guia turístico, que poderá informar como aproveitar melhor o passeio, além de indicar lojas de confiança.

Como é o passeio

O acesso até Ciudad del Este acontece através da Ponte Internacional da Amizade, que cruza o rio Paraná, e pode ser atravessada a pé, de carro, moto-táxi, transporte turístico ou transporte público. As principais lojas se concentram nas ruas próximas, logo após a Aduana do Paraguai, e são mais facilmente acessadas com uma caminhada.

A maioria das empresas aceitam pagamentos em Real e Dólar, lembrando que os preços são geralmente calculados pela cotação do Paraguai. O retorno acontece novamente pela Ponte da Amizade, chegando à Aduana do Brasil, onde as compras deverão ser regularizadas.

Black Friday no Paraguai

O evento de compras, Black Friday CDE, aconteceu pela primeira vez em 2012 com a participação de mais de 600 lojas, que durante 4 dias ofereceram descontos especiais para a ocasião.

Tarifas e Horários

Não existe tarifa de entrada em Ciudad del Este (Paraguai), mas existem impostos sobre as compras no retorno ao Brasil, na aduana brasileira. A cota para quem está retornando ao Brasil via terrestre é de US$ 300,00 por pessoa (mais informações sobre as cotas). Tradicionalmente, as lojas funcionam em sua maioria de Segunda à Sábado, das 6h às 16h. Porém, diversas lojas e shoppings já praticam horários diferenciados.

Atualizado em 22 de julho de 2014, a cota de importação será mantida em US$ 300 por tempo indeterminado (mais informações).

Lembre-se

- Você está indo para outro país
- Regularize sempre seus produtos na aduana brasileira, logo após a Ponte da Amizade
- Leve seus documentos pessoais para a entrada e saída do Paraguai
- Existem empresas que oferecem serviços de guia turístico e transporte para auxiliar nas compras
- Confira suas compras ainda no balcão da loja, junto com o vendedor
- Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada
- O passeio dura em média de 2 a 5 horas, podendo se estender