Em breve.

Informações Turísticas

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), também conhecido como Aeroporto Internacional das Cataratas, está localizado a 13km do centro da cidade de Foz do Iguaçu, e tem a capacidade operacional de atender 2,8 milhões de passageiros por ano (segundo o site da Infraero).

O projeto de construção do aeroporto foi iniciado em 1933, e o primeiro pouso aconteceu em 1935. Já entre 2012 e 2014 aconteceu a última grande reforma geral. E hoje é um dos principais meios de chegada de turistas na cidade de Foz do Iguaçu.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

O aeroporto conta com a estrutura para bem receber os viajantes que embarcam e desembarcam em mais de 50 voos diários. Porém, em horários de pico e em dias de feriados prolongados, costuma haver um acúmulo significativo no número de pessoas o que acarreta em filas e falta de vagas de estacionamento gratuitas.

Vale lembrar que existe a fiscalização de todas as bagagens, pela Receita Federal, antes do despacho nas companhias aéreas, buscando combater o contrabando e produtos ilícitos. Assim, algumas regras devem ser respeitadas para o embarque de produtos, principalmente em relação as cotas de isenção e a natureza das compras. Você poderá ler mais pelo site da Receita Federal e da Infraero.

Na chegada de alguns voos é possível ver ao longe a fumaça criada pelas quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, enquanto em outros voos o visual de chegada é passando por cima da Usina de Itaipu. Durante os anos 90 existiam voos comerciais que realizavam manobras autorizadas sobre as Cataratas do Iguaçu para o deslumbre de todos os passageiros.

Visão aérea das Cataratas do Iguaçu na chegada ao Aeroporto de Foz do Iguaçu

Na região também há o Aeroporto Internacional Guarani (AGT), em Ciudad Del Este (Paraguai), que fica aproximadamente a 34km do Centro de Foz do Iguaçu, e o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR), em Puerto Iguazú (Argentina), aproximadamente 29km do Centro de Foz do Iguaçu.

Como curiosidade histórica, Santos Dumont, o pai da aviação, tem um importante papel na história da região. O mesmo visitou a cidade em 1916 quando essa ainda se chamava Vila Iguassu para conhecer os Saltos de Santa Maria (atuais Cataratas do Iguaçu), e maravilhado com o lugar articulou a criação do Parque Nacional do Iguaçu.

Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, Foz do Iguaçu – PR