Cataratas do Iguaçu

Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu.

As Cataratas do Iguaçu são mundialmente reconhecidas pela sua beleza e receberam em 2019 mais de 2 milhões de visitantes. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.

As Cataratas do Iguaçu são um dos mais belos e conhecidos conjuntos de quedas d'água do mundo e estão localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, são um dos pontos turísticos mais bonitos do mundo, cada ângulo é como uma obra de arte.

Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios separados, ou seja, para cada um você terá que pagar um ingresso, mas vale o preço, já que são experiências com perspectivas diferentes. O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo Brasil, é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, e pela Argentina, através do Parque Nacional Iguazú, neste caso é necessário ingressar no país através da Aduana, sendo essencial os seus documentos pessoais.

Mais de 1,5 milhão de pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu todos os anos.

Como é o passeio nas Cataratas do Iguaçu

No lado do Brasil, o passeio dura de 2 a 4 horas, começando com o deslocamento de ônibus pela BR-469, do Centro de Visitantes até o início da trilha, durante este trajeto existem paradas para os passeios adicionais. A trilha é realizada a pé, por um trajeto no meio da mata, com espaços abertos para observação das Cataratas do Iguaçu em alguns pontos do percurso. No final da trilha, existe uma passarela de observação que completa o passeio, chegando até o ponto conhecido como “Garganta do Diabo”.

Após a trilha, existe um memorial para Alberto Santos Dumont, além de uma praça de alimentação, e o restaurante Porto Canoas. Aqui há o embarque do ônibus para o retorno até o Centro de Visitantes.

Tarifas e Horários das Cataratas do Iguaçu

O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro, acontece diariamente das 9h às 17h. Pelo lado argentino, das 8h às 16h30.

As tarifas para acesso aos Parques podem ser acessadas pelos sites oficias do Brasil, e da Argentina:

Valores dos Ingressos do lado brasileiro
Valores dos ingressos do lado argentino

Os valores dos ingressos não incluem os passeios adicionais dos Parques, como o Macuco Safari (Passeio de Barco), a Trilha das Bananeiras, a Trilha do Poço Preto e Esportes de Aventura.

Para moradores da região, veja no site oficial as informações sobre os descontos do Passe Comunidade, e lembre-se de levar o comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto.

Ingressos Online

Para conhecer as Cataratas do Iguaçu, do lado do Brasil, você poderá comprar o ingresso com antecedência através do site oficial.

Cada detalhe das Cataratas do Iguaçu apresentam uma grande imagem que ficará pra sempre na memória.

Curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu

Quanto custa o ingresso para as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu?

Para visitar as Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro, você irá comprar um ingresso que permite a entrada no Parque Nacional do Iguaçu, nesse ingresso está incluso o valor do transporte do Centro de Visitantes até as trilhas do passeio. Vale lembrar que esse valor costuma ser reajustado de tempos em tempos, então é bom acessar o site oficial para encontrar mais informações. Os valores dos Ingressos do lado brasileiro estão disponíveis no site oficial.

Como está o nível das Cataratas do Iguaçu hoje?

O nível das Cataratas do Iguaçu depende diretamente da quantidade de chuvas que acontecem por todo o estado do Paraná, já que o Rio Iguaçu nasce próximo da capital do estado, Curitiba. Diferenças na quantidade de água podem sim transformar a experiência do passeio, entre os extremos da cheia e da seca. Através do site da Copel é possível acompanhar o nível do monitoramento em tempo real das Cataratas, acessando a estação do Hotel Cataratas.

Pode nadar nas Cataratas do Iguaçu?

Essa é uma pergunta engraçada e comum entre os visitantes. Mas não, não é possível nadar nas Cataratas do Iguaçu, por questões de segurança e da quantidade de água.

Lembre-se

– Antes de mais nada, o Parque Nacional é um local de preservação ambiental
– Respeite as normas de segurança
– Não toque ou alimente os Quatis, animais típicos das Cataratas do Iguaçu que costumam estar próximo das trilhas
– Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada
– O passeio no lado do Brasil dura de 2 a 4 horas
– Leve o seu documento de identidade com foto
– Em épocas de alta demanda, a experiência do passeio pode ser prejudicada pelo excesso de visitantes nas trilhas
– Faça a sua reserva de hotéis em Foz do Iguaçu e planeje a sua viagem!

Pontos turísticos do seu interesse

Parque das Aves
Marco das Três Fronteiras
La Aripuca (Argentina)
Parques Aquáticos

Características do passeio

– Contato com a natureza
– Caminhada ao ar livre
– Acessibilidade: Limitada
– Duração do Passeio: 2 a 4 horas

Informações adicionais

Existem hotéis próximos das Cataratas.

Entrada: Necessária a compra de ingresso.
(Além do passeio tradicional, existem passeios adicionais cujo os valores NÃO estão inclusos no ingresso.)
Compra de ingressos: No local ou on-line

Site oficial: www.cataratasdoiguacu.com.br
Facebook oficial: /cataratasdoiguacu
Twitter oficial: @cataratas_sa

Endereço: Avenida das Cataratas, BR-469, KM18, Foz do Iguaçu/PR
Localização: -25.61364177983863, -54.48010052942607